AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura
Organização Social de Cultura

Restauro do Parque Vicentina Aranha

Teste teste teste

A gestão do Parque Vicentina Aranha, realizada pela AFAC desde 2011, vem trabalhando intensamente no estabelecimento de parcerias, conquista de patrocínios e estratégias de sustentabilidade para dar continuidade às obras de restauro das edificações, além de promover manutenções e melhorias para os frequentadores.
 
A entidade conta com projetos de restauro aprovados em leis de incentivo, possibilitando que pessoas físicas e jurídicas apoiem a preservação do patrimônio por meio da destinação de imposto. São ainda viabilizadas parcerias de permuta, como com a empresa Degraus, que oferece equipamentos de obra tendo como contrapartida ações de marketing no Parque. A Secretaria de Obras do município também é uma grande parceira, dispondo de serviços de obra e manutenção.
 
 O Parque conta com 11mil m² de área construída, que contemplam sete pavilhões, sendo um restaurado em sua totalidade, um em fase de conclusão e três parcialmente restaurados. A meta da atual gestão é viabilizar a conclusão das obras em andamento e iniciar o restauro do pavilhão central, o maior de todos e cartão postal da cidade. 
 
O conjunto arquitetônico do antigo Sanatório Vicentina Aranha, inaugurado em 1924, é amplamente reconhecido pela comunidade como um dos mais importantes da Fase Sanatorial de São José dos Campos. Considerado um importante exemplar da arquitetura hospitalar “pavilhonar” do Estado de São Paulo, este conjunto é preservado por lei em âmbitos municipal, através do COMPHAC, e estadual, através dos CONDEPHAAT.
 
Acompanhe as novidades de restauro do Parque no site www.pqvicentinaaranha.org.br
 
Imagem: Pavilhão Alfredo Galvão - do Parque Vicentina Aranha após conclusão do projeto de restauro. 

Voltar

Facebook AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura Instagram AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura Linkedin AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura

© 2024 | AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura - Todos os direitos reservados

Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana, São José dos Campos - SP, 12.209-530
Telefone: (12) 3911-7090 | comunicacao@afaccultura.org.br