AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura
Organização Social de Cultura

Loja Obra Fácil oferece apoio ao projeto de revitalização da portaria do Parque Vicentina Aranha

Com técnica Retrofit, a reforma inclui novos sanitários no local

A Obra Fácil, loja referência na venda de produtos Deca e acabamentos para reforma e construção na região do Vale do Paraíba, oferece apoio/incentivo construtivo, junto ao grupo Dexco e execução pela Oka, ao projeto de revitalização da portaria do quase centenário Parque Vicentina Aranha. O local, que já foi palco de muitas histórias na cidade de São José dos Campos, ganhará novos banheiros e uma nova aparência graças ao apoio da loja junto à curadoria da arquiteta Valéria Costa e execução da arquiteta Andressa Martins Tavares e da designer de interiores Caroline Fonseca Araújo.

O projeto de retrofit, ou seja, uma técnica de revitalização de construções antigas, acaba de ser iniciado e contempla a parte interna, com destaque para os banheiros, e melhorias na infraestrutura da edificação, respeitando os parâmetros definidos nos tombamentos, e os elementos originais históricos e arquitetônicos.

Segundo Camilo Penna, sócio da Loja Obra Fácil, as profissionais convidadas para o projeto têm como principal objetivo transformar as edificações do passado, adaptando-as às necessidades atuais. “As escolhas dos produtos da Deca e Portinari para esse projeto são certeiras. Produtos de qualidade, que vão dar mais modernidade para os banheiros e vão durar por muitos anos”.

Para a Obra Fácil, estar envolvida em um projeto como este é retribuir à cidade a ótima recepção que tiveram com a chegada do grupo. “Nosso objetivo é trazer melhorias como forma de gratidão, ou seja, fazer algo relevante para os cidadãos, usuários e funcionários do parque, que é um espaço de extrema importância para a cidade de São José dos Campos”, ressalta Camilo.

Para a arquiteta Valéria Costa, utilizar da técnica retrofit para esse projeto é garantir melhorias nas instalações e modernizar sem descaracterizar seus elementos originais e históricos. “Vamos fazer uma espécie de atualização, sem mexer na identidade do projeto. Os materiais da Deca e Portinari, oferecidos pela Loja Obra Fácil nos dão essa liberdade, pois por mais moderno que eles sejam, existem modelos que se adaptam perfeitamente”, explica a profissional.

Aldo Zonzini Filho, diretor-executivo da AFAC - Organização Social de Cultura, gestora do Parque Vicentina Aranha, ressalta que a dedicação e o empenho da Loja Obra Fácil em revitalizar a portaria do Parque é motivo de muita alegria e satisfação. “A AFAC trabalha intensamente para firmar parcerias que visem a revitalização e o restauro das edificações históricas do Parque Vicentina Aranha, além da manutenção de todos os espaços”, conclui.

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Localizado na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, foi inaugurado pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 27 de abril de 1924, como Sanatório Vicentina Aranha. Era um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina, foi o primeiro sanatório de São José dos Campos e um dos primeiros do país. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e CONDEPHAAT?(Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde?2007, funciona como Parque Vicentina Aranha, de propriedade do munícipio de São José dos Campos, estando sua gestão, desde 2011, a cargo da AFAC- Organização Social de Cultura, a qual promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro, além de uma vasta e diversificada programação cultural e de qualidade de vida.

Sobre a Obra Fácil São José dos Campos

Há mais de 18 os no mercado da construção civil, a Loja Obra Fácil é conhecida pelo seu comprometimento e eficiência no atendimento. Atualmente são seis unidades na região metropolitana de São Paulo e uma no interior na Avenida São João, 85, em São José dos Campos. Com uma área de 500m² bem distribuída, a loja possui ampla exposição de produtos e displays funcionais para que o cliente possa usufruir de uma experiência sensorial antes da compra. Os mais recentes lançamentos e os ícones da Deca fazem parte dos produtos encontrados na loja que é considerada a maior revendedora da marca no Brasil. Além disso, conceituadas marcas como Hydra, Tramontina, Mekal, Crismoe, Ralo Linear e Immersi (Grupo Doka) também fazem parte do portfólio da Obra Fácil SJC.

Data: 17/06/2022

Voltar

Facebook AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura Instagram AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura Linkedin AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura

© 2022 | AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura - Todos os direitos reservados

Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana, São José dos Campos - SP, 12.209-530
Telefone: (12) 3911-7090 | comunicacao@afaccultura.org.br