AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura
Organização Social de Cultura

Semana Mundial do Brincar agita o Parque Vicentina Aranha

Programação gratuita acontece até o dia 29/5 (domingo) com música, ciência, oficinas, brincadeiras e muita diversão

Por meio das brincadeiras, crianças de todas as idades desenvolvem a criatividade, a imaginação e nutrem confiança em si mesmas e nos outros. Para despertar a crença do “brincar” como um ato essencial e de transformação, o Parque Vicentina Aranha está realizando a Semana Mundial do Brincar, até o próximo domingo (29/5), com música, ciência, oficinas, brincadeiras e muita diversão.

A programação gratuita teve início no dia 21, com a exibição da animação “Encanto”, no Cinema Ao ar Livre. Nesta terça-feira (24), às 15h, será realizada a Feira de Troca de Brinquedos. A atividade, inspirada pelo Movimento Infância Livre de Consumismo, propõe incentivar a colaboração, a sociabilização e a sustentabilidade, mostrando que trocar pode ser muito mais divertido que comprar.

Na quarta-feira (25), também às 15h, acontece a Oficina de Carpoteca, coleção composta por exemplares de sementes e frutos coletados e catalogados. Com o objetivo de sensibilizar as crianças para a beleza das árvores urbanas, a oficina terá início com a exploração do ambiente, por meio de uma caminhada pelo Parque Vicentina Aranha, conduzida pelo Engenheiro Florestal Rogério Mazzeo. Após o passeio, elas experimentarão a criação de peças artísticas e decorativas a partir do material coletado.

Na quinta-feira (26), no mesmo horário (15h), acontece a Oficina de Balangandã. Composto por cordões, enfeites em penduricalho e fitas coloridas, o acessório recebeu esse nome devido ao som que faz ao ser movimentado e deu origem ao brinquedo capaz de estimular a criatividade, a percepção visual e a coordenação motora.

O domingo (29) será repleto atividades, tendo início às 9h com a Academia de Escalada em Árvores, que integra o projeto Embaixada da Natureza, desenvolvido em parceria com o Centro Ambiental e Cultural Edoardo Bonetti (Caeb). A atividade tem como objetivo principal aproximar as pessoas da natureza, com turmas para crianças de 4 a 11 anos, e para adolescentes e adultos, a partir de 12 anos. As vagas para essa atividade são limitadas e por ordem de chegada (30 vagas por turma). As senhas serão entregues a partir das 8h30, na portaria do Parque.

A partir das 10h, acontece o projeto Ciência no Parque: Exposição e Experimentos, coordenado pelo professor Roberto Stempniak e por Leila Ribeiro, do projeto Mulheres em STEM2D. Na atividade deste domingo, os especialistas conduzirão uma sessão de observação solar, com telescópios especialmente preparados para observar o Sol com segurança. No mesmo horário, também será ativado o Modo Brincar, com atividades de recreação, lazer, brincadeiras antigas, tradicionais e jogos integradores conduzidos pela dupla Chaveirinho e Cabeleira.

Encerrando a programação da Semana Mundial do Brincar no Parque Vicentina Aranha, às 10h30, acontece o musical infantil Magrela e Panceta, apresentado pela cantora Cinthia Jardim e pelo músico e cantor Marcelo Mariano, juntamente com o baterista Ricardo Pakal Costa.

Os artistas interpretarão personagens de “crianças crescidas” que não perderam a pureza e a maneira inocente de enxergar o mundo, cantando músicas infantis de todos os tempos, como “A História de uma Gata”, “Dona Aranha”, “O Que é que Tem na Sopa do Neném”, “O Sapo não Lava o Pé”, entre outros sucessos.

Data: 24/05/2022

Voltar

Facebook AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura Instagram AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura Linkedin AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura

© 2022 | AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura - Todos os direitos reservados

Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana, São José dos Campos - SP, 12.209-530
Telefone: (12) 3911-7090 | comunicacao@afaccultura.org.br