Das apresentações musicais ao projeto “Vicentina por Elas”, as mulheres encabeçam as principais atrações do mês
O mês de março no Parque Vicentina Aranha é dedicado ao protagonismo feminino. Dos shows musicais ao retorno do Cinema ao Ar Livre, as atividades destacam a presença das mulheres nos diferentes eixos da programação.
O Música no Parque, que reúne grande público nas manhãs de domingo no Bambuzal, traz mulheres no vocal. Luciana Cello abriu o mês, com um show de brasilidades no dia 3. A compositora Socorro Lira apresenta no dia 10 o show autoral Dharma, acompanhada pelos renomados músicos Jorge Ribas e Ricardo Vignini. No dia 17, quem se apresenta é a cantora Jô Holtz. No dia 24, Lígia Kamada e dani-vi e, fechando o mês, no dia 31, o Parque recebe a cantora joseense Titina Pereira.
O projeto “Mulheres Essenciais na Arte: A História de Mulheres na Arte Brasileira" é uma das novidades da programação. A arte modernista de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti é o tema do primeiro encontro, no dia 16, às 15h, com mediação da assessora cultural Maiara Tissi.
Também no dia 16, às 19h, tem o retorno do Cinema ao Ar Livre, com a exibição do filme exibido será Barbie (2023). O longa-metragem da diretora Greta Gerwig sobre a boneca mais famosa do mundo bateu recordes de público e recebeu indicações a prêmios como o Globo de Ouro e o Oscar.
Março também marca o início do projeto “Vicentina por Elas”, que vai homenagear o legado de mulheres contemporâneas. Inspirado em Vicentina de Queiroz Aranha, que idealizou a construção de um sanatório para tratamento de tuberculosos, que se tornou um dos maiores centros de tratamento da América Latina e hoje é o Parque Vicentina Aranha, a primeira homenageada será a Dra. Ema Ely Salomão Bonetti, médica e idealizadora do Centro Ambiental e Artístico-Cultural Edoardo Bonetti (Caeb).
A cada mês, até dezembro, o projeto reconhecerá mulheres atuantes em diferentes áreas, como Arte e Cultura, Ciência e Tecnologia, Sustentabilidade, entre outras.
A programação de março também conta com a volta da Roda de Conversa “Saúde da Mulher”; o Observatório Astronômico; um concerto de Música Barroca com repertório dedicado às obras de Johann Sebastian Bach, atividades de Qualidade de Vida, entre outras atrações.
O caderno on-line está disponível para consulta no site www.pqvicentinaaranha.org.br e nas redes sociais @parquevicentina. O Parque Vicentina Aranha fica aberto diariamente, das 6h às 21h, na Rua Prudente Meireles Moraes, 302, Vila Adyana, em São José dos Campos/SP.
Data: 07/03/2024
© 2024 | AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura - Todos os direitos reservados
Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana, São José dos Campos - SP, 12.209-530