AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura
Organização Social de Cultura

Maior edição da FLIM começa nesta quinta-feira (15) em São José dos Campos

Festival acontece até o dia 18/9, no Parque Vicentina Aranha, com a presença de grandes nomes da literatura e da música, como Davi Kopenawa, Ana Maria Gonçalves, Watatakalu Yawalapiti, Maria Gadú, Arnaldo Antunes e Paulo Miklos

Tem início nesta quinta-feira, 15 de setembro, um dos principais festivais do interior paulista, a FLIM - Festa Literomusical de São José dos Campos, que chega a sua oitava edição com o tema “Py – O lugar onde se pisa”. Em Guarani, a palavra “Py” é a mesma utilizada para designar “pé” e “o lugar onde se pisa”, o chão.

Ao longo de sete edições, a FLIM já envolveu 217 escritores convidados, entre nomes nacionais e internacionais, realizou 48 mesas literárias, promoveu 27 shows musicais com grandes nomes da Música Brasileira, realizou 232 ações na sua programação paralela, impactando mais de 150.000 pessoas.

Neste ano, a FLIM convida o público para celebrar o retorno do evento presencial, em uma programação diversificada no Parque Vicentina Aranha com mesas literárias, shows, lançamentos de livros, saraus, intervenções artísticas, exposições, feirinha de artes, ações formativas, programação infantojuvenil e socioambiental, entre outras atividades, sob curadoria de Carol Rodrigues (curadora geral), Juliane Sousa (curadora assistente) e Trudruá Dorrico (curadora convidada).

Até o dia 18 de setembro, passarão por São José dos Campos grandes nomes da literatura, da música e do ativismo como Davi Kopenawa, Lia Rodrigues, Iyá Adriana de Naná, Pai Sidnei Nogueira, Pajé Vanda Domingos, Ana Maria Gonçalves, Lu Ain-Zaila, Natalia Borges Polesso, Aretha Duarte, Márcia Mura, João Paulo Cuenca, Leonardo Fróes, Nego Bispo, Watatakalu Yawalapiti, além de Maria Gadú, Arnaldo Antunes e o grupo Serial Funkers, que convida Paulo Miklos.

Festa sustentável e acessível

Com “Py – O lugar onde se pisa”, a FLIM propõe o fortalecimento das raízes, a reconexão com a terra e com a natureza, e o debate sobre temas fundamentais para a regeneração do planeta.

O evento, totalmente sustentável, contará com um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Ball Corporation, uma das empresas patrocinadoras da FLIM 2022; a participação de cooperativas de reciclagem e, em uma ação inédita pela redução do consumo de plástico, todas as bebidas disponíveis durante o evento serão em latas, incluindo a água.

Com uma programação gratuita, a FLIM também é um evento acessível. Todas as mesas literárias terão tradução em Libras, além da programação impressa em braile.

E em uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos, o evento incentivará a doação, com a arrecadação de 1 kg de arroz, por meio de ingresso solidário.

Novidades da FLIM 2022

Nesta que será a maior edição de todas, a FLIM chega repleta de novidades. A começar pelo período do evento, maior do que nas edições anteriores: quatro dias intensos de programação. Outro destaque é que na sexta-feira (16), a FLIM receberá mais de 2.000 crianças e adolescentes de escolas de São José dos Campos para uma programação exclusiva.

Outra grande novidade é que, pela primeira vez, o festival irá ultrapassar as fronteiras do Parque Vicentina Aranha e ocupar a rua, com o fechamento do trecho da Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, entre as Avenidas Nove de Julho e São João, para uma programação especial no fim de semana (17 e 18).

Somando às novidades, também pela primeira vez, a FLIM reunirá convidados de diferentes regiões do Brasil, com convidados vindos de Roraima, Rondônia, Maranhão, Piauí, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e outras localidades.

Quem faz a FLIM 2022

A FLIM 2022 é uma realização do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de São José dos Campos e da AFAC – Organização Social de Cultura, e conta com o patrocínio da Ball Corporation, Poliedro Educação, Concessionária Tamoios, Latécoère do Brasil, Vale Sul Shopping, HUESKER Brasil, Unimed São José dos Campos , DM, IOV - Instituto de Oncologia do Vale, Oscar Calçados, EDP, Lovis - marca de óculos de sol, Art Rock e Loja Obra Fácil; parceria institucional da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, do SESC São José dos Campos, do Centro Ambiental e Artístico Cultural Edoardo Bonetti (Caeb) e da Academia Joseense de Letras; apoio da ValeFlex, Nibs Juice Bar e Degraus; e promoção do Jornal O Vale, da Rádio Jovem Pan e do Grupo Meon.

FLIM no Parque Vicentina Aranha

A FLIM - Festa Literomusical de São José dos Campos é um evento anual realizado no Parque Vicentina Aranha. Inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1924, como Sanatório Vicentina Aranha, foi um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e CONDEPHAAT?(Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Desde?2007, funciona como Parque Vicentina Aranha, de propriedade do Munícipio de São José dos Campos, estando sua gestão desde 2011 a cargo da AFAC- Organização Social de Cultura, a qual promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro, além de uma vasta e diversificada programação cultural e de qualidade de vida.

Destaques da programação

Espaço Bioma

O que acontece? Mesas literárias com escritores convidados

Local: Palco em frente ao Telão de Cinema

RECICLADORES DE SONHOS

Convidados: Cristiano Gonçalves Cardoso, Estevão Braga e Kátia Rocha

COMO IMAGINAR MUNDOS?

Anfitrião: Luã Apyká

Convidados: Davi Kopenawa, Lia Rodrigues, com mediação de Trudruá Dorrico

O REZO DA TERRA

Anfitrião: Luã Apyká

Convidados: Iyá Adriana de Naná, Pai Sidnei Nogueira e Pajé Vanda Domingos, com mediação de Juliane Sousa

COM QUE OLHOS VEMOS O AMANHÃ?

Anfitrião: Luã Apyká

Convidados: Ana Maria Gonçalves, Lu Ain-Zaila e Natalia Borges Polesso, com mediação de Guilherme Tauil

VIAJANTES: CRIAÇÃO EM MOVIMENTO

Anfitrião: Luã Apyká

Convidados: Aretha Duarte, Márcia Mura e João Paulo Cuenca, com mediação de Luciana Araujo Marques

O PULSO

Anfitrião: Luã Apyká

Escritores locais e regionais: Diego Sant'Anna, Julia Mendes, Larissa Ferreira, Marcela Ondei e Nina Dó Ré Mi sabatinam Arnaldo Antunes, com mediação de Pedro Melo

O BEM-VIVER

Anfitrião: Luã Apyká

Convidados: Leonardo Fróes, Nego Bispo, Watatakalu Yawalapiti, com mediação Roberta Martinelli

Palco Gaia na Gandaia

O que acontece? Shows

Local: Palco ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

Show

Arnaldo Antunes apresenta “RSTUVXZ”

Show

Maria Gadú apresenta “Quem sabe isso quer dizer amor”

Show

Serial Funkers convida Paulo Miklos

Serviço:

FLIM - Festa Literomusical de São José dos Campos

Período: 15, 16, 17 e 18 de setembro

Local: Parque Vicentina Aranha

Endereço: Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana

São José dos Campos/SP

Site: www.flimsjc.com.br

Redes sociais: @flim.sjc

Data: 12/09/2022

Voltar

Facebook AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura Instagram AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura Linkedin AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura

© 2024 | AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura - Todos os direitos reservados

Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana, São José dos Campos - SP, 12.209-530
Telefone: (12) 3911-7090 | comunicacao@afaccultura.org.br