AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura
Organização Social de Cultura

Maior edição da FLIM recebe mais de 45 mil pessoas em quatro dias de evento no Parque Vicentina Aranha

Em 30 horas de programação gratuita, festival arrecadou mais de 700 kg de alimentos para o Fundo Social, recebeu escolas de São José dos Campos e se consolidou como um dos maiores eventos do interior paulista

Em sua maior edição, a FLIM - Festa Literomusical de São José dos Campos reuniu cerca de 45 mil pessoas em quatro dias de evento, com atrações gratuitas para públicos de todas as idades.

Em 30 horas de programação cultural, o público pode participar de debates de alto nível intelectual e de atividades que ocuparam diversos espaços do Parque Vicentina Aranha. Pela primeira vez, o evento foi para a rua no fim de semana (17 e 18), ampliando o acesso da população às atrações e movimentando o comércio local.

Com o tema “Py – O lugar onde se pisa”, a oitava edição do festival promoveu mesas literárias, shows, lançamentos de livros, saraus, intervenções artísticas, exposições, ações formativas, programação infantojuvenil, socioambiental, feirinha de artes, de livregrafia e muitos mais.

“É muito importante a nossa participação em eventos culturais, de caráter educativo, que tenham alcance comunitário. Estar na FLIM potencializa essa dimensão da educação como formação da cidadania, pois vai além da escolarização, algo que já desempenhamos muito bem. Por isso, desde a primeira edição somos parceiros da FLIM, um dos mais importantes eventos culturais do estado de São Paulo”, afirma Kadu Lambert, coordenador do Ensino Fundamental do Poliedro Colégio de São José dos Campos.

E se o assunto é educação, a FLIM 2022 teve um dia dedicado especialmente às escolas de São José dos Campos. Foram 25 escolas inscritas, totalizando aproximadamente 3.000 crianças e adolescentes.

“A FLIM foi um evento divertido e animado, os alunos ficaram muito felizes e ansiosos desde o primeiro momento em que cogitei a possibilidade de levá-los. Eles se empolgaram mesmo não conhecendo o evento, pois foi a primeira vez deles na FLIM e, de muitos, foi a primeira vez no Parque Vicentina Aranha, o que tornou ainda mais especial esse passeio. Eles gostaram muito do momento da contação de histórias e também de visitar a livraria, pois nunca tinham visto uma livraria dentro de um parque. Com certeza, foi um dia especial para nós e que ficará na lembrança de todos”, conta Marizete Santos, professora da E.M.E.F. Lúcia Pereira Rodrigues, que acompanhou 44 alunos do 9º ano, com idades entre 13 e 14 anos.

E se esta foi a FLIM das novidades, neste ano, 50 escritores e escritoras da região puderam lançar seus livros e compartilhar suas experiências com o público. Além disso, por meio de votação popular, cinco autores puderam sabatinar o músico, compositor e escritor Arnaldo Antunes, em uma das mesas literárias do evento.

E para que se interessou em levar outros títulos para casa, a FLIM também contou com uma livraria, instalada no Pavilhão Alfredo Galvão. Foram vendidos cerca de 1.500 livros, reforçando o fascínio do público pela literatura.

Inclusiva e acessível, a FLIM contou com a participação de interpretes de Libras em todas as mesas literárias e com programação impressa em braile disponível para consulta.

Na edição que convidou o público para partilhar o chão, o conhecimento e a emoção do reencontro presencial, a solidariedade também se fez presente. Por meio da contribuição espontânea do público que passou pelos quatro dias de evento, foram arrecadados 600 kg de arroz e 100 kg de outros itens, destinados ao Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos.

Com a sustentabilidade como um dos pilares da festa, em uma ação inédita pela redução do consumo de plástico, todas as bebidas disponíveis na FLIM foram em latas, incluindo a água. Com pontos de coleta de resíduos orgânicos e recicláveis espalhados pelo parque, além de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de latas de alumínio, foram coletados cerca de 800 kg de resíduo seletivo, encaminhados para o descarte correto.

Na maior edição de todas da FLIM – Festa Literomusical de São José dos Campos, estiveram envolvidas mais de 700 pessoas entre colaboradores, voluntários, artistas convidados, escritores, expositores, curadoria, efetivo de segurança, entre tantas outras pessoas fundamentais para a realização do evento.

“Trabalhamos muito para a realização desse evento tão querido e valorizado pela nossa cidade.  Também confraternizamos, compartilhamos ideias e experiências, e juntos fizemos a maior e mais inesquecível festa literomusical de São José dos Campos. Agradeço a todos que participaram dessa festa ímpar. Agora, vamos sonhar com a FLIM 2023, que já começou a ser construída e será tão bonita e grandiosa quanto o evento que vimos neste ano”, afirma Aldo Zonzini Filho, diretor-executivo da AFAC - Organização Social de Cultura, gestora do Parque Vicentina Aranha.

Como a FLIM é uma festa feita por muitos, iniciando a contagem regressiva para o próximo encontro, acesse a Pesquisa FLIM 2022 e deixe a sua contribuição: https://bit.ly/pesquisaflim22.

Data: 21/09/2022

Voltar

Facebook AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura Instagram AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura Linkedin AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura

© 2024 | AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura - Todos os direitos reservados

Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana, São José dos Campos - SP, 12.209-530
Telefone: (12) 3911-7090 | comunicacao@afaccultura.org.br