AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura
Organização Social de Cultura

Vicentina Aranha completa 100 anos com programação especial em abril

Entre as atrações, grande show com diva da MPB, concerto com a Orquestra Joseense, Caminhada das Cores, lançamento da primeira Academia de Escalada em Árvores do Brasil e um painel instagramável

Um dos principais pontos turísticos de São José dos Campos e patrimônio municipal e estadual, o Vicentina Aranha completa neste mês 100 anos.

Fundado em 27 de abril de 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, foi um dos maiores sanatórios da América Latina. Seu nome é uma homenagem à senhora Vicentina de Queiroz Aranha. Mulher atuante e sensível às causas sociais da época, ela idealizou um centro de tratamento para a tuberculose, doença que acometia milhares de brasileiros.

Vicentina faleceu dois anos antes do início das construções do sanatório, mas sua dedicação serviu de inspiração para concretizar o seu sonho. A partir do seu legado e como parte das comemorações do ano do centenário, foi criado o projeto “Vicentina por Elas”, que homenageia mulheres contemporâneas que contribuem significativamente para a sociedade.

Patrimônio municipal e estadual, em 2007 o Vicentina Aranha foi reaberto como Parque, sendo considerado atualmente um dos principais parques urbanos do Estado de São Paulo. De propriedade da Prefeitura de São José dos Campos, está desde 2011 sob gestão da Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC).

Destaques da programação

As comemorações do centenário do Vicentina Aranha começaram em janeiro e serão celebradas durante todo o ano. Para abril, foi preparada uma programação especial, contemplando públicos de diferentes gerações, com mais música, intervenções culturais, atividades socioambientais, edições especiais das Feirinhas de Arte, Verde e Livregrafia, espaço gastronômico e muitas outras atrações.

Um painel instagramável com a frase “Eu faço parte desta história: Vicentina 100 Anos” foi instalado em frente a uma das árvores mais icônicas do Parque: uma Flamboyant, onde as aves-símbolo do Vicentina, as galinhas d’angola, costumam repousar durante a noite.

Aos domingos, às 10h30, renomados artistas regionais se apresentam no palco do Bambuzal. O mês começou com o cantor e compositor Tuia, no dia 7. No dia 14, o trio Terra Batida apresenta diferentes sonoridades, com João Oliveira, Jota Erre e Kabé Pinheiro. E no dia 21, a turnê “Meus Olhos” marca o retorno da cantora Lud Mazzucatti à cena autoral.

O Vicentina de Portas Abertas, visita mediada conduzida pelo historiador David de Albuquerque, contará com a participação de personagens que marcaram época na fase sanatorial de São José dos Campos. Padre Rodolfo Komorek, Dr. Nelson D’Ávila, Madre Paula são alguns desses ilustres nomes, que serão interpretados grupo Seresteiros do Vale, nos dias 7, 14, 21 e 27, a partir das 9h.

Na manhã do dia 27, data em que o Vicentina completa 100 anos, a Caminhada das Cores vai colorir o Parque. Um cortejo, cheio de ritmo, será conduzido pelo Maracatu Baque Mulher e, ao final da caminhada, os participantes vão, literalmente, colorir a celebração.

A participação na caminhada é livre. Quem quiser apoiar o restauro do Vicentina pode adquirir o Kit das Cores, que contém uma camiseta (adulto ou infantil), uma sacochila e dois pacotes de 100g de pó colorido (lavável, não tóxico e biodegradável), pela plataforma bit.ly/CaminhadaDasCoresVicentina.

Também no dia 27, às 10h, no Pavilhão São José, será aberta uma Exposição com 20 artes digitais assinadas por alunos da Kinoene Arts, inspiradas na arquitetura e na história do Vicentina. A visitação acontecerá de terça a domingo, até o dia 27 de maio.

Outro destaque é o lançamento da primeira Academia de Escalada em Árvores do Brasil, projeto da Embaixada da Natureza, iniciativa da parceria entre a AFAC, entidade gestora do Vicentina, e o Centro Ambiental e Edoardo Bonetti (Caeb).

Inspirada no conceito de terapia natural, as escaladas esportivas ou recreativas estão com turmas abertas para os públicos infantil, infantojuvenil (4 a 17 anos) e adulto (acima de 18 anos). As aulas começam no dia 27 e as informações sobre horário, valores e incrições podem ser consultadas no site do Parque www.pqvicentinaaranha.org.br.

Um fim de semana especial

Celebrar 100 anos de um patrimônio é também conservá-lo para as futuras gerações. A solenidade de início das obras de restauro do Pavilhão São João vai abrir as comemorações do dia do aniversário do Vicentina, no dia 27, às 9h, com uma apresentação cultural do Projeto Guri.

Ao término da obra, que nesta etapa corresponde à recuperação de uma área de 490m² do pavilhão, o espaço será aberto ao público com atividades e projetos nas áreas de sustentabilidade, economia circular e inovação.

O restauro do Pavilhão São João é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e da AFAC, e conta com o patrocínio da Novelis do Brasil, Concessionária Tamoios, Unimed São José dos Campos, Ball Corporation, Latécoère do Brasil e Byofórmula.

Apresentações musicais

E não poderiam faltar grandes apresentações musicais no fim de semana especial de celebração ao centenário. No dia 27, às 18h30, acontece o Show Especial de Aniversário do Parque "Vicentina 100 anos" com uma das divas da Música Popular Brasileira que, em mais de 45 anos de carreira, acumula grandes sucessos.

E na manhã do dia 28, às 10h30, encerrando a programação, a Orquestra Joseense apresenta um concerto em celebração ao centenário do Vicentina e em homenagem ao Choro, o mais novo Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, que também é comemorado em abril, mês do nascimento do compositor Pixinguinha.

A programação completa de abril está disponível no site do Parque Vicentina Aranha www.pqvicentinaaranha.org.br e nas redes sociais @parquevicentina.

Coleção “Vicentina 100 Anos”

A Lojinha Oficial Vicentina lança uma coleção comemorativa com estampas alusivas ao centenário. São camisetas, canecas, viseiras e outros artigos colecionáveis, com valor destinado à manutenção e ao restauro. O funcionamento da lojinha é aos domingos, das 9h às 12h, na varanda da Sala de Leitura.

Vicentina Solidário

Durante todo o mês, o Vicentina será ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis em benefícios das entidades assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade. As doações podem ser entregues na Portaria Principal do Parque Vicentina Aranha, diariamente, das 6h às 21h.

A programação do centenário do Vicentina Aranha conta com o patrocínio da Vinac Consórcios, Buser, MVituzzo, Grupo Dutrafer, Shopping Jardim Oriente. Apoio do Instituto de Oncologia do Vale - IOV, Sabin Medicina Diagnóstica, Proimagem, Mercadinho Piratininga, Hotel Ema Palace, B&B Hotel e Modena Hotel. Gestão da Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC), parceria da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e realização da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Patrocínio: Vinac Consórcios|Buser | Mvituzzo | Shopping Jardim Oriente | Grupo Dutrafer

Apoio: IOV | Sabin |Proimagem | Mercadinho Piratininga | Hotel Ema Palace | B&B Hotel | Modena Hotel

Gestão: AFAC

Parceria: FCCR

Realização: Prefeitura Municipal de São José dos Campos | LIF (Lei de Incentivo Fiscal)

 

Programação especial dos dias 27 e 28

 

 

Solenidade do início do restauro do Pavilhão São João

9h | Gramado do Pavilhão São João

 

Vicentina de Portas Abertas

Visita Mediada Especial com Seresteiros do Vale

9h | Ponto de encontro: Pavilhão Central

 

"Na Rua, As Peripécias do Mímico Andarilho" com Milongas Sentimentais

Intervenção com o Mímico Andarilho Carlos Javkin

9h | Pelo Parque

 

Bordando no Vicentina

9h | Varanda do Pavilhão Central

 

Caminhada das Cores com Maracatu Baque Mulher

9h | Concentração em frente ao Pavilhão Central

Kit das Cores: bit.ly/CaminhadaDasCoresVicentina

 

Exposição “Vicentina 100 Anos”

Kinoene Arts

10h | Abertura

Visitação até 27/05  

Período: Terça a sexta, das 9h às 19h,

Sábados e domingos, das 9h às 13h e das 14h às 18h

Pavilhão São José

 

Aula Aberta de Yoga

10h | Bambuzal

 

Estação Reciclaí: Instalação Sonora Interativa

Arte e Educação Ambiental com Ari Pereira

10h | Gramado do Pavilhão São José

 

Feirinha de Artes Vicentina

10h às 19h | Em frente a varanda da Sala de Leitura

 

Feirinha Livregrafia: Literatura e Artes Gráficas

10h às 19h | Quiosque Alfredo Galvão

 

Feirinha Verde Vicentina

10h às 19h | Gramado próximo ao Quiosque Alfredo Galvão

 

Clubinho de Leitura Especial: Chorinho para o Bebê

Sessão Materna

10h30 | Sala de Leitura

 

Solene Celebração Eucarística em ação de graças pelos 100 anos do Vicentina

10h30 | Capela Sagrado Coração de Jesus

 

Espetáculo Do Luxo ao Lixo

Com Coletivo Circo no Quintal

11h | Espaço Gastronômico

 

Declare Seu Amor ao Vicentina com Fernanda Segolin

Oficina de arte personalizada (acima de 16 anos)

Turma I das 12h às 13h (25 vagas, por ordem de chegada)

Turma II das 13h às 14h (25 vagas, por ordem de chegada)

Varanda Pavilhão São José

 

Música com D4lmata

13h | Espaço Gastronômico

 

Música com Grupo Conversa Afiada

14h | Espaço Gastronômico

 

Música instrumental com Wannie Ramos “in Bossa Nova”

15h | Espaço Gastronômico

 

Show Especial de Aniversário do Parque "Vicentina 100 anos"

18h30 | Bambuzal

 

 

Piquenique Literário: Dor Fantasma, de Rafael Gallo

9h | Quiosque São João

 

Feirinha Livregrafia: Literatura e Artes Gráficas

9h às 13h | Quiosque Alfredo Galvão

 

Feirinha de Artes Vicentina

9h às 13h | Em frente a varanda da Sala de Leitura

 

Feirinha Verde Vicentina

9h às 13h | Gramado próximo ao Quiosque Alfredo Galvão

 

Modo Brincar Especial

10h | Gramado do Cinema

 

Apresentação de Dança com Academia de Dança Cristina Cará

10h20 | Bambuzal

 

Música com Orquestra Joseense

Concerto especial em celebração ao centenário e em homenagem ao Choro

10h30 | Bambuzal

 

Serviço:

Programação Especial “Vicentina 100 Anos”

Parque Vicentina Aranha

Endereço: Rua Prudente M. Moraes, 302, Vila Adyana, São José dos Campos/SP

Site: www.pqvicentinaaranha.org.br

Redes sociais: @parquevicentina

Data: 08/04/2024

Voltar

Facebook AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura Instagram AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura Linkedin AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura

© 2024 | AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura - Todos os direitos reservados

Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana, São José dos Campos - SP, 12.209-530
Telefone: (12) 3911-7090 | comunicacao@afaccultura.org.br